[CINEMA] Relembre a trajetória de Katniss Everdeen na franquia Jogos Vorazes
02:49
Quatro anos se passaram, quatro filmes foram feitos e fãs se tornaram Tributos. Quem não se sentiu inspirado pela história de Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence)?
Baseado nos livros de Suzanne Collins, a saga Jogos Vorazes chegou como mais uma franquia adolescente e se tornou muito mais do que isso: trouxe inúmeras críticas à sociedade atual e à cobertura da mídia, além de destacar a presença de uma protagonista independente e (por que não?) feminista que, mesmo no meio de um triângulo amoroso entre Gale (Liam Hemsworth) e Peeta (Josh Hutcherson), consegue demonstrar força na Arena e sensibilidade por aqueles que ama.
O primeiro filme introduziu a história, o segundo deixou um gostinho de quero mais, o terceiro terminou com um baque daqueles e o quarto e último poderá ser conferido nas telonas amanhã. Para você não ficar perdido, acompanhe uma retrospectiva dos principais momentos da história dos três primeiros longas e apresenta a trama do novo. Quem aí está ansioso?
Jogos Vorazes (2012)
O primeiro filme da franquia nos apresentou Panem, uma sociedade dividida em 12 distritos e controlada por um regime totalitário. Todos os anos, cada distrito é obrigado a sortear dois jovens como tributos para lutarem até morte nos Jogos Vorazes, que serão transmitidos para toda a população. Conhecemos Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence), que se oferece como voluntária do Distrito 12 para salvar sua irmã; Gale (Liam Hemsworth), o amigo/interesse amoroso da menina, e Peeta (Josh Hutcherson), o outro tributo, que é apaixonado por Katniss. Os dois jovens escolhidos para lutar têm a ajuda da extravagante Effie (Elizabeth Banks) e do irreverente Haymitch (Woody Harrelson). Neste longa, já temos um vislumbre do vilão, o Presidente Snow, interpretado porDonald Sutherland.
Jogos Vorazes - Em Chamas (2013)
O segundo longa apresenta uma trama mais complexa do que o anterior. Depois de sobreviverem aos Jogos Vorazes, Katniss e Peeta fingem viver um romance em frente às câmeras, a fim de apaziguar a ira do Presidente Snow, que quer distrair a população da iminente revolução dos humildes distritos contra a rica Capital de Panem. Katniss se torna o símbolo dessa revolta, assim como o tordo que representa o Distrito 12. Como Snow não consegue controlar a menina nem os ânimos exaltados da população, decide matar a jovem. Para não levar a culpa, cria, com a ajuda de Plutarch (Philip Seymour Hoffman), uma edição comemorativa dos Jogos Vorazes, cujos tributos são os antigos vencedores. O casal encontra aliados como Johanna (Jena Malone) e Finnick (Sam Claflin) para sobreviver na Arena.
Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1 (2014)
Este terceiro filme da franquia traz muito mais uma trama psicológica do que grandes cenas de ação. A revolta contra a Capital tomou conta de Panem e a sociedade está em guerra. Insegura e traumatizada pelos eventos que seguiram o Massacre Quaternário, Katniss está vivendo no Distrito 13 com sua mãe e irmã. Plutarch, que deixou a Capital e agora apoia a revolução, e a fria presidente do Distrito 13, Alma Coin (Julianne Moore) querem que a jovem assuma o papel do tordo e faça "propaganda" da revolução. Ela só aceita a proposta para resgatar Peeta - que sofreu uma espécie de lavagem cerebral, pedindo que os revoltosos abaixem as armas e obedeçam a Snow - e os demais Vitoriosos, mantidos prisioneiros na Capital.Are you, are you, coming to the tree?
Jogos Vorazes: A Esperança - O Final (2015)
O quarto e último longa da franquia começa exatamente onde a Parte 1 terminou e traz como desfecho a guerra entre os distritos e a Capital. Ainda atordoada por ter sido atacada por Peeta após o resgate do rapaz, e temerosa por não saber se ele é seu amigo ou inimigo, Katniss vai ao Distrito 2 para convencer os moradores locais a se rebelarem contra Snow. Então, se inicia uma batalha contra a Capital de Panem, repleta de cenas de ação, mortes significativas, eventos derradeiros e um epílogo que levam a saga Jogos Vorazes ao fim.
0 comentários